Corrida multiclasse num circuito de rua? Sim, é o IMSA em Long Beach

Corrida multiclasse num circuito de rua? Sim, é o IMSA em Long Beach

O circuito de rua de Long Beach recebeu a 2ª etapa do campeonato do IMSA da FRS. “Como assim, circuito de rua com corrida multiclasse, isso é loucura!”. Pode até parecer, mas acontece no real também e neste caso, a nossa corrida foi realizada um dia depois da 3ª etapa do IMSA real, realizada justamente em Long Beach.

Nassutti vence após duelo com estreante Guimarães

Na classificação, Gustavo Guimarães cravou a pole position em sua estreia na categoria e seguiu na ponta da prova com a bandeira verde agitada. Já a segunda posição foi trocando de mãos na primeira parte da corrida. Num primeiro momento, ela pertenceu a Gustavo Gomes, depois passou para Pedro Delgado se aproveitando de um esbarrão do adversário na barreira de proteção. Antes da metade da prova, André Nassutti ultrapassou Delgado, seu companheiro de equipe na Kings by TK, e passou a descontar a diferença para o líder Guimarães.

O duelo pela liderança aconteceu algumas voltas mais tarde com Nassutti se colocando lado a lado de Guimarães enquanto eles ultrapassavam os carros da GT3. A liderança seguiu indefinida numa sequencia de quatro curvas até que Nassutti ficava com a liderança em definitivo. Guimarães até tentou o troco na volta seguinte, também usando um retardatário, mas na tentativa tocou de leve na traseira de Nassutti e na lateral do carro da GT3, mas teve o prejuízo maior com uma “meia rodada” que lhe custou tempo e também a segunda posição para Delgado.

Sem alterações nas paradas dos boxes, o segundo lugar mudou novamente de mãos quando Pedro Delgado passou reto na freada da reta oposta, deixando a posição para Gustavo Guimarães e Thiago Mello numa corrida consistente assumiu o terceiro posto. E assim as posições se mantiveram até o encerramento com vitória de André Nassutti, Gustavo Guimarães em segunto e Mello em terceiro.

No campeonato, Nassutti assumiu a liderança com 233 pontos, apenas dois a mais que Delgado, o segundo colocado.

Xavier é o melhor na GT3 e campeonato tem empate

A categoria GT3 teve Gelson Xavier na pole position e o resumo da dessa etapa foi a liderança de ponta a ponta do piloto da Hub Racing. Raphael Lippi confirmou que é um nome forte nesta categoria mas desta vez sem ser traído pelo consumo de combustível como no Algarve, chegou na segunda colocação, sempre muito próximo do líder ao longo dos 60 minutos de disputa. Com César Mussoi e seu Mustang completando o pódio. Desse jeito parece que foi uma prova tranquila, mas vamos lembrar que além da disputa entre si, o pessoal da GT3 ainda tinha que lidar com os velozes carros da LMP2 que vinham ultrapassá-los e causavam alguns sustos. Nem o vencedor Xavier escapou, já que ele tocou no muro numa das ultrapassagens feitos pelos protótipos.

Após os sustos e esbarrões de Long Beach, o campeonato traz um empate entre os pilotos da Hub Racing, com Xavier e Ávila empatados no topo da tabela com 186 pontos. A próxima etapa do IMSA será no dia 27 de abril, em Watkins Glen.

Long Beach – LMP2
1) André Nassutti
2) Gustavo Guimarães
3) Thiago Mello

Campeonato
1) André Nassutti, 233 pontos;
2) Pedro Delgado, 231;
3) Valdo Raya, 219;
4) Thiago Mello, 219;
5) Gustavo Gomes, 210;

Long Beach – GT3
1) Gelson Xavier
2) Raphael Lippi
3) César Mussoi

Campeonato
1) Wesley Avilla, 186 pontos
2) Gelson Xavier, 186;
3) Raphael Lippi, 174;
4) Higo Oliveira, 171;
5) Raphael Bastos, 162;